Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 29 de abril de 2014

Especialização em Odontopediatria UFPR Turma 9 - Estrutura do curso.

A Turma 9 do curso de Especialização em Odontopediatria da UFPR tem seu início previsto em 22 de maio de 2014. As inscrições estão abertas até 15 de maio e podem ser feitas através do e-mail odontopediatria.ufpr@gmail.com.
Para esta turma, com o objetivo de propiciar uma formação mais diferenciada ainda, um novo planejamento didático e pedagógico está sendo realizado, com as atividades teóricas, laboratoriais e clínicas sendo desenvolvidas nos seguintes módulos de ensino.

No módulo pré-clínico será trabalhado o embasamento teórico e laboratorial necessário para que o atendimento em clínica seja facilitado e mais eficiente. Assuntos como biossegurança em ambiente odontológico, ergonomia, anatomia, prescrição de medicamentos em odontopediatria e manejo de comportamento, dentre outros, serão o foco principal desta etapa do curso.

No módulo clínico, que se iniciará em julho e se estenderá até o final do curso, previsto para março de 2016, o atendimento de bebês, crianças e adolescentes será contínuo e, paralelamente, serão realizados seminários de discussão de casos clínicos selecionados pelo corpo docente do curso. Serão selecionados casos clínicos para que os alunos façam a documentação clínica, radiográfica e fotográfica completa de todo o tratamento.

Paralelamente às atividades clínicas serão desenvolvidos os seguintes módulos:
-Módulo de habilitação em analgesia inalatória com uma carga horaria de 96 horas/aula, com o conteúdo exigido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para o registro da habilitação no CRO.

-Módulo de manejo de oclusão na infância, com atividades teóricas, laboratoriais e clínicas.
-Módulo de atividades teóricas formativas, com o aprofundamento do conteúdo teórico específico da Odontopediatria, abrangendo todas as áreas da especialidade, sob responsabilidade do corpo docente do curso e com a presença de professores convidados que são referências na área.

-Módulo de atividades teóricas informativas, abrangendo áreas afins de interesse para a especialidade como homeopatia, acupuntura, marketing, administração de consultórios, puericultura, nutrição, saúde comunitária, sistema único de saúde (SUS), psicologia e outras. Neste módulo também serão convidados professores que são referências em suas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário