Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 30 de setembro de 2014

A ansiedade e o medo diante do tratamento odontopediátrico.

A rotina clínica do cirurgião dentista, especialmente a do odontopediatra, traz sempre a necessidade de se lidar com duas sensações que exigem sensibilidade e preparo. O medo e a ansiedade. 
Lidar com estas sensações de maneira adequada é uma das principais características diferenciais de um bom odontopediatra. Estar qualificado para perceber quando o medo e a ansiedade vão interferir na dinâmica da relação entre o profissional, pais e pacientes é fundamental para que estas sensações possam ser trabalhadas adequadamente. Este preparo se dá durante a formação teórica e clínica do odontopediatra, e deve seguir através das experiências do dia a dia do consultório, avaliando e discutindo todas as experiências positivas e negativas com o atendimento dos pacientes infantis. A busca constante pela atualização e agregação de novos conhecimentos e técnicas é bastante facilitada hoje pela grande disponibilidade de conteúdos na internet. 
Um dos principais sites onde podem ser buscados artigos científicos sobre este e vários outros assuntos na área de saúde é o PubMed.
Um blog que aborda esta questão de maneira bastante interessante é o blog Medo de Dentista.
Abaixo seguem alguns links de artigos recentes que abordam a questão do medo e ansiedade no atendimento odontológico.
-






Um comentário:


  1. Implantes Dentários Curitiba
    Os implantes dentários, é o último grande avanço da odontologia, também chamado de terceira dentição, baseia-se no conceito da osteointegração, que é a ancoragem do implante no osso. Todas as pessoas, de início, são candidatas a poder colocar um implante, mas isso somente será possível, após uma série de exames e diagnósticos, pois por mais que nos dias de hoje os implantes estejam tão difundidos, assim como qualquer outro tipo de tratamento, requer alguns cuidados a serem tomados.

    ResponderExcluir